É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer
“É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer” – “For the things we have to learn before we can do them, we learn by doing them.”
-Aristóteles
Há frases muito importantes e significativas na minha vida. “É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer”, de Aristóteles, é uma delas. Essa frase me acompanha e me impulsiona há muitos anos. Em meados de 2018, percebi que mais uma vez essa reflexão teve forte influência sobre mim quando, incentivada por meu filho Thomaz, comecei o meu canal no Instagram, @changefor.good, onde compartilho com vocês dicas e aprendizados sobre consumo consciente e sobre uma vida mais harmoniosa com o meio-ambiente. Este desafio tem me motivado, diariamente, a “aprender fazendo”.
Escrevendo venho aprendendo a escrever… Postando, venho aprendendo a postar… Reciclando, venho aprendendo a reciclar… Conhecendo o propósito dos produtos que me interessam consumir, venho aprendendo a consumir com consciência… Questionando onde coloco minha energia, venho aprendendo a viver com mais responsabilidade… Escolhendo onde investir meus recursos, venho aprendendo a construir meu legado e o mundo que quero deixar para as próximas gerações…
Em 2019 criamos o primeiro guia de presentes e dicas sustentáveis para o final de ano, que trouxe de forma organizada produtos e serviços que se preocupam com as questões sociais e ambientais no seu processo de produção, de venda e de descarte.
Esse projeto, foi a semente do que hoje é o Change for Good. E a ideia veio da vontade de resolver uma dificuldade real que tive naquele ano, quando, inspirada por meus filhos, me propus a comprar somente presentes sustentáveis e com propósitos alinhados aos da nossa família.
Na época, criamos um material único, que divulgasse produtos sustentáveis, ou seja, que se preocupasse com as questões sociais e ambientais no seu processo de produção, de venda e de descarte. A ideia foi oferecê-los com descontos. Além de compartilhar dicas legais para as festas de final de ano, a ideia era gerar reflexão. Meu objetivo era passarmos pelas festas de fim de ano com mais consciência e responsabilidade.
E esse projeto tem até hoje nos estimulado a aprender cada dia mais, fazendo parcerias, criando campanhas, collabs… Tenho encontrado pessoas super interessantes e muito comprometidas com os três pilares da sustentabilidade: economia, meio-ambiente e questões sociais. É extremamente gratificante encontrar gente que está na mesma caminhada, cuidando para que as nossas “pegadas” sejam menos danosas ao planeta e refletindo sobre o mundo que queremos.
Mesmo desconhecendo a indústria da moda, eu tento não me intimidar. Converso, pergunto e reflito com as pessoas que vou conhecendo ao longo do percurso e que toparam se aventurar comigo neste novo projeto. E, principalmente, enquanto faço, aprendo a fazer aquilo que me propus a fazer com muita entrega, verdade e comprometimento em buscar produtos que carregam, dentro si, a minha preocupação: o comprometimento em buscar mais justiça social, com saúde ambiental e equilíbrio econômico que dê sustentação para esse objetivo.
Ou seja, enquanto crio, aprendo a fazer algo diferente e inédito para mim. E o percurso de ser provocada por uma ideia, dar sentido a essa provocação e materializar tudo isso num produto cujo princípio é a sustentabilidade é algo muito bacana. Me deixa muito feliz!
Estou muito entusiasmada com este projeto, com tudo o que tenho assimilado nessas etapas de trabalho e percurso e animada em contar sempre mais e mais detalhes para vocês!
Renata Brunetti
Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP tendo atuado desde 1996 como consultora em captação de recursos em diversas organizações sociais. Faz parte da rede associados do ICE, que tem como missão articular líderes transformadores no desenvolvimento de iniciativas que potencializam impacto social positivo na população de baixa renda. Fundadora e idealizadora do Change for Good e autora do livro “Repense suas escolhas: seus hábitos de vida, consumo e trabalho moldam o mundo”.
Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Essa iniciativa contribui para o alcance de:
- ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico: que visa Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
- ODS 10 - Redução de desigualdades: que visa Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
- ODS 12 - Consumo e produção responsáveis: que visa Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis