ODS 6 - Água potável e saneamento

Exibindo todos 8 resultados

ODS 6 - Água potável e saneamento

Difícil acreditar, mas a verdade é que 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso a serviços de saneamento básico, como banheiros ou latrinas. Diariamente, uma média de cinco mil crianças morre de doenças evitáveis relacionadas à água e saneamento. Ao mesmo tempo, aproximadamente 70% de toda a água disponível no mundo é usada para irrigação.

Como ajudar: Podemos contribuir com a causa de acesso à água potável, começando no nível individual, racionando o nosso consumo de água para evitar o desperdício e a escassez deste recurso essencial. Atitudes simples como fechar a torneira enquanto ensaboamos a louça ou escovamos os dentes já ajudam a economizar alguns litros de água diariamente. Outra forma é repensando as nossas escolhas. Você já parou para pensar que praticamente tudo que é produzido precisa de água? Para fazer uma calça jeans, por exemplo, 11 mil litros de água são consumidos. Na produção de 1kg de carne bovina, por exemplo, são gastos 17.000 litros de água, já que um boi bebe em média 40 litros de água por dia durante os 18 meses até ir para abate. Diminuir o consumo de carne, escolher comprar calças jeans de quem produz de forma sustentável pode ser um caminho.

E como a ampliação da infraestrutura de saneamento básico depende de políticas públicas que invistam na ampliação do acesso às moradias que carecem de planejamento urbano, ao decidir em quem votar, analise se a candidata ou candidato possui alguma proposta para o problema de saneamento básico brasileiro.