ODS 1 - Erradicação da Pobreza

Exibindo todos 7 resultados

ODS 1 - Erradicação da Pobreza

Mesmo com todos os esforços mundiais para reduzir a pobreza, 20% da população que vive em regiões em desenvolvimento ainda está em condição de vulnerabilidade social, sobrevivendo com menos de 1,25 dólar por dia. No total, este grupo representa 836 milhões de pessoas no mundo, quase quatro vezes o número de habitantes do Brasil. A pobreza afeta diretamente a vida das crianças: no Brasil, 2,4 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalham, sendo 19% deles entre 5 e 13 anos de idade.

A ONU propõe algumas ações bastante práticas para acabar com a pobreza como garantir uma mobilização significativa de recursos a partir de uma variedade de fontes, inclusive por meio do reforço da cooperação para o desenvolvimento, para proporcionar meios adequados e previsíveis para que os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, implementem programas e políticas para acabar com a pobreza em todas as suas dimensões.

Como ajudar: Você estará ajudando a acabar com a pobreza se escolher consumir produtos que remuneram a cadeia produtiva de forma justa, que possuem um processo de produção baseado nos preceitos de Comércio Justo e preferencialmente com algum selo ou certificado externo, o que comprova a auditoria das práticas anunciadas pela empresa.

Ao investir em negócios de impacto social, empresas criadas para solucionar problemas ocasionados pela pobreza, como a falta de acesso a produtos e serviços de necessidade básica, você também está contribuindo para a redução das desigualdades (social e econômica) e erradicação da pobreza.
Para colaborar com as pessoas que vivem na linha da pobreza, com menos de U$1,25 por dia, apoie campanhas e abaixo assinados de organizações que atuem para combater a pobreza a nível local (no Brasil) e internacional (em diferentes países ao redor do mundo). É possível contribuir com essas organizações doando dinheiro, assinando petições, se voluntariando e compartilhando com sua rede social as campanhas de conscientização sobre a causa.

E você também pode ajudar colaborando com as campanhas de conscientização de combate ao trabalho infantil promovidas por ONGs especializadas na temática em parceria com o poder público.