Vestido Costa Três Rendas

Vestido Costa Três Rendas

Média de preço: $$$$Brasil

 

Com a abertura das importações e a entrada de produtos têxteis e de moda pronta no Brasil, a empresária Francisca Vieira identifica na Paraíba a oportunidade de desenvolver um projeto de moda diferenciada. Atuando há oito anos no mercado nacional, em 2003 escolhe como base de suas criações um produto ecológico, o algodão naturalmente colorido, cuja pluma já nasce com a cor do produto final, livre de aditivos químicos. Comparando com a fabricação de malhas e tecidos planos, este algodão pode gerar economia de até 87,5% de água em relação aos processos convencionais de produção. Desta forma, a empresária se empenha em produzir moda de forma que toda a cadeia produtiva seja totalmente sustentável.

Qualidades Sustentáveis

Vestido 100% algodão orgânico com detalhe em renda renascença 100% manual nas costas. O algodão orgânico é produzido com base nos princípios da agricultura orgânica, que tende a ser melhor do que a convencional, pois não utiliza agrotóxicos e pesticidas – o que diminui os danos causados ao solo, ao ambiente e ao ser humano. A cultura de algodão orgânico é uma solução para diminuir o impacto ambiental. Um estudo (baseado nos produtores dos cinco primeiros países que estão no topo dos maiores cultivadores de algodão orgânico do mundo – Índia, China, Turquia, Tanzânia e EUA) mostra que, em comparação ao cultivo convencional de algodão, há grandes reduções em: consumo de água, emissão de gases, acidificação, eutrofização e demanda de energia primária. Conclusão: a produção de algodão orgânico se mostrou 46% menos instigante ao aquecimento global do que a de algodão convencional.


No mesmo ano Francisca conhece o Programa Texbrasil da Associação Brasileira da Industria Têxtil e de Confecção – ABIT que, com apoio da Agência de exportação Apex Brasil, promove empresas brasileiras interessadas no mercado internacional. Naquele momento a empresária convida algumas pequenas empresas da região, que também começavam a sofrer os resultados preocupantes da invasão asiática ao Brasil, a formar o grupo Natural Cotton Color. O objetivo do grupo era desenvolver produtos somente a partir do algodão colorido para tentar a inserção no mercado internacional. Inicialmente, expuseram nas feiras de moda em Paris e Londres. A aceitação foi imediata, mas veio acompanhada da grande exigência dos compradores estrangeiros por produtos ecológicos e sustentáveis com mais design e maior qualidade. Isso deu impulso no desenvolvimento de produtos cada vez mais focados no segmento de Valor Agregado. Hoje, as empresas que compõem o grupo Natural Cotton Color — sob a liderança de Francisca Vieira — além do algodão colorido, agregaram aos seus produtos nos segmentos de moda feminina, masculina, infantil e decoração, um verdadeiro exército de plantadores de algodão colorido, rendeiras, bordadeiras e artesãos de toda região Nordeste do Brasil, sobretudo da Paraíba. Todos trabalham com remuneração digna e muita auto estima, constituindo assim um exemplo de Cadeia Produtiva sustentável social e ecológica na indústria da moda brasileira.

 

@natural_cotton_color

 

Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Essa iniciativa contribui para o alcance de:

  • ODS 12 - Consumo e produção responsáveis: que visa Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis