Uma fundação criada para dar voz e protagonismo às comunidades
Uma fundação criada para dar voz e protagonismo às comunidades
Episódio #29 – Podcast 2030
Por Renata Brunetti
Marina Fay trabalhou no mundo corporativo, fez carreira internacional e morou doze anos fora do Brasil. Mas, um dia, resolveu dar uma guinada. “Não tenho mais nada para provar pra ninguém, então vou seguir meu coração e meus sonhos. Saí do Fasano e fui pro Médicos Sem Fronteira, onde trabalhei por um ano em Moçambique, como RH de um projeto”, conta Marina, que se diz uma apaixonada pela África. Eu conheço a Marina há muitos anos, até antes da sua experiência em Moçambique. Inclusive, eu adorava ler as cartas que ela escrevia de lá descrevendo com tantos detalhes sua experiência.
Desde que a “mosquinha das causas sociais” a picou, ela vem dedicando sua vida, de corpo e alma, à Fundação ABH, criada em 2013 pela sua família. Com o propósito de “potencializar a atuação de iniciativas sociais, (coletivos, movimentos, organizações e lideranças comunitárias, etc.) na periferia sul de São Paulo por meio de investimentos financeiros, geração de conhecimento e formação de redes”. Marina conta que foram muitos anos de pesquisa, estudo e reflexão até chegar a esse objetivo tão específico. Atualmente, a Fundação ABH atende comunidades na periferia da zona Sul de São Paulo muito desassistidas, cujas famílias nem Bolsa Família recebem.
A conversa que fizemos no 2030, o podcast do Change for Good foi muito inspiradora e me trouxe a certeza do quanto podemos, devemos ajudar a minimizar as dores que as populações menos favorecidas estão vivendo com a pandemia. Durante esse momento tão sofrido, Marina explica que a Fundação ABH está completamente focada em ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade a passarem pela pandemia com menos sofrimento. Por meio de uma rede que foi se ramificando e se ajudando, eles conseguiram ajudar 23 mil famílias desde o início da pandemia, em março de 2020.
Sou suspeita para falar, afinal faço parte do conselho da Fundação ABH, mas apoio e recomendo fortemente esse direcionamento diante da urgência. Como bem falou Marina: “A fome não espera”. Se você puder ajudar a Fundação ABH nesse trabalho de garantir alimentação básica às famílias da periferia sul de São Paulo, defina o valor que puder e faça a sua doação no site https://www.fundacaoabh.org.br/.
Sobre Marina Fay
Marina H. Fay – Diretora Executiva
Administradora de formação, especializou-se na área de Recursos Humanos onde atuou em diversos países nas Américas, África, Europa e Oriente Médio.
No Brasil, trabalhou como consultora na Accenture e foi voluntária em diversas ONGs, mas mergulhou no setor social quando, em 2013, foi trabalhar nos Médicos Sem Fronteiras em Moçambique.
Retornou em 2014 para realizar o sonho familiar de instituir uma fundação e deixar um legado. Com experiência em gerenciamento de equipes multiculturais, de projetos e gestão da mudança, lidera a Fundação ABH desde sua concepção, atuando com desenvolvimento comunitário local na periferia sul da cidade de São Paulo.
Dicas
Livro: Infiel, por Ayaan Hirsi Ali (Autor), Luiz A. de Araújo (Tradutor) (Companhia das Letras)
Filmes: Infância roubada e Hotel ruanda
Música: Trem bala, de Ana Vilela
Organizações citadas
Baseada em valores familiares e no desejo de contribuir para a construção de um mundo melhor, mais justo e com qualidade de vida para todos, sempre antenada com o seu tempo, nasceu a Fundação ABH que, desde 2019, definiu sua causa como desenvolvimento comunitário local na periferia sul de SP.
Desde então apoia, financeiramente, com capacitação, mentoria e trabalho em rede, iniciativas PJ e PF que contribuem para o desenvolvimento do território. De maneira participativa, envolve atores locais em todos os seus processos decisórios e valoriza os ativos locais em toda a sua metodologia.
Médicos Sem Fronteiras leva cuidados de saúde a pessoas em necessidade de ajuda médico-humanitária em meio a conflitos armados, epidemias, desastres naturais, desnutrição e exclusão do acesso a cuidados de saúde.
Dados
Desde o Covid no mundo todo aumentou a busca para certificação B em 30% e a busca por programas de mensuração de impacto aumentou em 50%.
Como construir um mundo melhor?
“Acredito muito em parcerias, acredito que é assim que a gente vai evoluir como sociedade.”
*O Change for Good agradece a direção e produção da Overmedia e a criação da vinheta pelo músico e compositor Marcellus Meirelles (inspirada na consagrada Alegria Alegria de Caetano Veloso) e aproveita para agradecer e se desculpar por ter tomado emprestado, sem sequer pedir licença, a música Terra de Caetano Veloso, para fechar este episódio.
Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Essa iniciativa contribui para o alcance de:
- ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável: que visa Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
- ODS 10 - Redução de desigualdades: que visa Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
- ODS 11 - Cidades e comunidades e sustentáveis: que visa Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis