O sentido na vida e o sentido do trabalho
O sentido na vida e o sentido do trabalho
Episódio #27 – Podcast 2030
Por Renata Brunetti
Um papo super inspirador com a Francine Lemos, diretora do Sistema B no Brasil e Francisco Carlos Gomes, fundador do núcleo de logoterapia Agir Três.
O Sistema B é uma organização parceira do B Lab desde 2012, responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local de todo movimento B (Beneficial Corporation) em todo país e na América Latina. E a Logoterapia é uma abordagem psicoterapêutica fundada pelo médico austríaco Viktor Frankl que se apoia no entendimento de que a necessidade mais profunda do ser humano é de ter sentido na vida.
Um papo alinhavado por uma frase que escutei de um amigo – Gonzalo Muños, co-fundador da Triciclos -, que me inspira há anos e nos ajudou a aprofundar muito nossas reflexões: “…não queria mais deixar a minha alma em casa para poder ser bem sucedido no trabalho”. Conversamos sobre as principais características que definem as empresas B, sobre Capitalismo de stakeholders, sobre o sentido do trabalho.
Sobre Francine Lemos
Diretora Executiva Sistema B Brasil. Acredita que as causas possuem o poder de transformar a sociedade. É graduada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, com pós-graduação em Marketing Estratégico e Branding pela New York University.
Possui mais de 15 anos de experiência nas áreas de desenvolvimento de negócios, marca e cultura organizacional, sendo mais de dez deles na Natura, maior empresa B do mundo.
Francine também é sócia da CAUSE, empresa B que apoia marcas e organizações a identificar e fazer a gestão de suas causas. Nela, ocupou o cargo de diretora executiva entre 2018 e 2019, tendo entre seus clientes organizações como Visa e Fundação Lemann. Desde 2020 está à frente do Movimento B no Brasil.
Francisco Carlos Gomes – Psicólogo Clínico e Logoterapeuta. Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Coordenador do grupo de pesquisa “O vazio existencial na contemporaneidade e as possibilidades de realizar sentido” do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ. No LABÔ é coordenador de um grupo de pesquisa sobre o vazio existencial e as possibilidades de realizar sentido. O objetivo é produzir um material acadêmico para que as pessoas de modo geral possam ter acesso, entendam o que está escrito. As pessoas podem participar como pesquisadores e não tem custo financeiro.
Fundador e diretor clínico do Núcleo de Logoterapia AgirTrês
Dicas
Música: Andar com fé, de Gilberto Gil
Livro: A terra inabitável: Uma história do futuro de David Wallace-Wells
Organizações citadas
O Sistema B Brasil é uma organização parceira do B Lab desde 2012, responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local de todo movimento B em todo país e na América Latina.
Movimento Global de Empresas B
Criado em 2006 nos Estados Unidos com objetivo de redefinir sucesso na economia para que sejam considerados não apenas o êxito financeiro, como também o bem-estar da sociedade e do planeta. Esta é uma comunidade global de líderes que usam os seus negócios para a construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta.
No Núcleo de Logoterapia que entre outras coisas oferece atendimento para pessoas que se encontram numa espécie de vazio existencial e estão a procura de realizar sentido em suas vidas.
Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP foi inspirado em laboratórios como o Media Lab do MIT, dando espaço a reflexões livres, independentes e de acesso ao público geral.
Os objetivos do Laboratório são:
- gerar conhecimento público e institucional – de alto nível e de livre expressão que seja uma instância produtora de reflexão e pesquisa, somando à sociedade e à PUC-SP;
- dialogar com outras instituições, sejam elas: produtoras de conhecimento, de ação social, públicas, de mercado, parte das mídias;
- produzir conhecimento livre, autônomo, ágil e que responda à necessidade das pessoas de digerir de modo qualificado o mundo em que vivem.
É uma empresa B guiada pela intenção de atuar nos âmbitos ambiental e social com a mesma relevância que o econômico, desenhando e implementando soluções para eliminar o conceito de lixo. Fazem isso através da engenharia para uma economia circular, a fim de reduzir o problema dos resíduos antes que eles sejam gerados ou garantindo que tenham o destino mais circular possível (através de reuso, retorno e reciclagem).
Atuam em toda a cadeia de produção consumo e descarte de materiais, inclusive com as esferas pública e acadêmica.
É a maior empresa B do mundo que atua no setor de produtos cosméticos. Fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra, hoje está presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela, França e Estados Unidos, além de outros 63 países indiretamente.
É um fundo de Investimentos Decisivos –
Identificam empreendedores corajosos e inovadores que ousam reimaginar as tramas do tecido social e ambiental, buscando construir empresas que estão à serviço da sociedade.
O senso de propósito é o fio condutor que os une. A Positiva apoia os negócios inevtidos em suas missões de transformar a sociedade e o planeta através de soluções disruptivas.
Eles querem mudar o curso do grande rio em que flui o capital do mundo. Para eles, cada investimento deve gerar valor econômico, social e ambiental. Para tanto, fazem apenas investimentos decisivos, isto é, que amparados por evidência fazem a diferença para alcançarmos um modelo econômico mais sustentável e inclusivo.
É uma empresa B que coleta, tratas e destina corretamente efluentes, de alta ou baixa complexidade, ácidos, alcalinos, emulsões, ou outros resíduos perigosos, usando processos físico-químicos e biológicos.
É um negócio social que desenvolve líderes e cria plataformas de inovação para resolver desafios complexos. Fazem isso utilizando tecnologias sociais para mobilizar atores, ativar ecossistemas e agir coletivamente.
É uma empresa B, ecologicamente e socialmente responsável, que cria produtos e soluções para cuidar da sua casa, do seu corpo e do nosso planeta.
Como podemos, enquanto pessoa e sociedade, ajudar na sua causa?
“Valores como o cuidado, e a pandemia está nos trazendo isso diariamente, não é sobre eu, é sobre o outro, é sobre não passar um vírus, sobre tomar um cuidado, é sobre lavar a mão… A gente precisa, para ser B, como DNA, passa pelo autocuidado, passa pelo eu e passa pelo como eu trato as pessoas, como eu trato os indivíduos e sem dúvida isso vai repercutir nas pessoa, e na natureza… estamos falando em resgatar valores muito humanos como o cuidado.” – Francine Lemos
*O Change for Good agradece a direção e produção da Overmedia e a criação da vinheta pelo músico e compositor Marcellus Meirelles (inspirada na consagrada Alegria Alegria de Caetano Veloso) e aproveita para agradecer e se desculpar por ter tomado emprestado, sem sequer pedir licença, a música Andar com fé, de Gilberto Gil, para fechar este episódio.
Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Essa iniciativa contribui para o alcance de:
- ODS 17 - Parcerias e meios de implementação: que visa Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável