Empresas a serviço de uma causa sócio-ambiental
Empresas a serviço de uma causa sócio-ambiental
Episódio #22 – Podcast 2030
Por Renata Brunetti
Eu e ela estamos nesse movimento do terceiro setor e, mais recentemente, nos negócios de impacto social, há algum tempinho. E foi muito gostoso bater esse papo com a Carla Duprat para o 2030, o podcast do Change for Good. Ao longo dessa caminhada que, apesar de desafiadora e, às vezes, um tanto quanto tortuosa, temos percebido mudanças importantes no dia a dia e uma conscientização muito maior tanto das pessoas individualmente quanto das empresas. Isso nos dá alegria e nos motiva a continuar trabalhando com o nosso propósito de vida: acreditar que um mundo melhor é possível.
Desde 2015, Carla é diretora executiva do Instituto InterCement, que incorpora os negócios de impacto como estratégia de redução da pobreza, com foco em cadeias produtivas de biomassa e microcrédito para empreendedores e moradia de baixa renda.
Ela é, também, membro do Conselho Fiscal da Synergos Brasil e do Instituto Superior de Ensino; membro do Conselho Consultivo da Fundación Loma Negra, Instituto Jatobás, AFESU e da nova organização social, Meu Futuro Digital.
“É uma evolução dos tempos mesmo. Quando eu comecei, em 1993, eu entrei na Fundação W. K. Kellogg, um período bonito de redemocratização e surgimento da sociedade civil organizada, época em que as empresas estavam criando seus institutos e fundações para canalizar sua atuação social. Mas ainda numa ideia bem apartada do core do negócio, sempre na perspectiva que o negócio gera a renda e o instituto gere um trabalho em prol de uma causa”, lembra.
“A partir dos anos 2000, 2005, começamos a pensar na possibilidade de fazer um maior alinhamento entre empresa e instituto/fundação, até geográfico, que seria o natural. Tive oportunidade de entrar no grupo Camargo Corrêa, que hoje se chama Mover Participações, e esse era o desafio. Havia um instituto ligado a uma causa, mas não estava nem ligado geograficamente ao negócio. E os negócios estavam impactando muito as comunidades. O primeiro questionamento foi de como alinhar esses dois trabalhos.”
Hoje em dia, essa junção entre causa e dia a dia das grandes corporações já acontece de forma mais natural, e esse nível de conscientização promove impacto no dia a dia dos indivíduos assim como na forma com que a empresa se relaciona com o seu ecossistema. Isso me deixa muito animada!
Assim como eu, Carla se sente uma “grande privilegiada por atuar num setor que eu adoro e que faz muito sentido com o meu propósito de vida. Então, poder canalizar essa energia para poder, de alguma forma, aproximar mundos que talvez tradicionalmente não estariam tão próximos, oferecer mais oportunidades para pessoas que não tiveram os mesmos privilégios que nós, isso me move muito.”
Para ela, estar a serviço de uma agenda, como a agenda 2030 da ONU, é muito motivador, pois é uma agenda a serviço de um mundo melhor. Dentro da InterCement, Carla cita os trabalhos focados nos ODS 1 (erradicação da pobreza) e no 10 (redução das desigualdades). Para ela, é muito importante perceber o “nível de consciência que a gente vai adquirindo sobre as nossas escolhas e decisões. Nesse aspecto, eu acho que essa pandemia evidenciou a nossa interdependência, assim como a nossa capacidade de atuar de forma mais solidária”.
Sobre Carla Duprat
Carla Duprat é Diretora Executiva do Instituto InterCement desde 2015. Sob sua gestão, o Instituto incorpora os negócios de impacto como estratégia de redução da pobreza, com foco em cadeias produtivas de biomassa, microcrédito para empreendedores e moradia de baixa renda. É formada em ciências políticas e estudos internacionais pela Universidade de Warwick, Inglaterra, e tem MBA em Recursos Humanos pela Universidade de São Paulo. É membro do Conselho Fiscal da Synergos Brasil e Instituto Superior de Ensino; membro do Conselho Consultivo da Fundación Loma Negra, Instituto Jatobás, AFESU e da nova organização social, Meu Futuro Digital. Carla é casada e tem quatro filhos.
Dicas
Um livro: O conto da ilha desconhecida, por José Saramago (Companhia das Letras)
Um poema: Minha alma está em brisa, de Mário de Andrade
Músicas:
Maria, Maria, de Milton Nascimento
Revolution, The Beatles
Organizações citadas
InterCement
https://intercement.com/noticia/instituto-intercement-pelo-desenvolvimento-comunitario/
O Instituto InterCement surge da convicção da InterCement de que seu papel, nas comunidades onde está presente, vai muito além da geração de valor na economia local com empregos e pagamento de impostos. A InterCement compreende que deve contribuir para a transformação cultural, social e econômica dessas comunidades.
Instituto Jatobás
Criado em 2005, o Instituto Jatobás (IJ) é uma Organização da Sociedade Civil que tem como missão “influir positivamente para a ampliação da consciência e para a ação, na construção de um caminho coletivo, solidário e sustentável”.
https://institutojatobas.org.br/
AFESU
Somos uma das primeiras ONGs do Brasil criadas com a missão de qualificar e inserir mulheres no mercado de trabalho. Há mais de 50 anos, oferecemos projetos de educação e qualificação profissional de forma 100% gratuita para centenas de crianças, adolescentes e adultas – residentes em regiões de alta vulnerabilidade social em SP.
https://www.afesu.org.br/?gclid=Cj0KCQiAhP2BBhDdARIsAJEzXlF9xYeKKpnqHcHnP9esdwCRf-2YvF6U0NVZIuGyeTod7gHHIEPISMgaAsrbEALw_wcB
Meu futuro digital
Meu Futuro Digital é um movimento com o propósito de transformar o Brasil para se tornar o país do futuro do Trabalho e da Educação por meio da Tecnologia da Informação. Um ecossistema de empresas e entidades que tem a intenção estratégica de acelerar a inclusão de jovens e profissionais nas áreas de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), de modo a promover inclusão, formação, mentoria e emprego de alta renda na área de TI no Brasil.
Synergos Brasil
Com mais de 30 anos de experiência, Synergos é uma organização que trabalha em mais de dez países com uma rede de experts que trabalham para construir relações de confiança entre líderes que querem resolver problemas sociais.
https://www.synergos.org/brazil
Fundação W.K. Kellogg
A W. K. Kellogg Foundation foi fundada em junho de 1930 como a W. K. Kellogg Child Welfare Foundation pelo pioneiro em cereais matinais Will Keith Kellogg.
Instituto Avon
Um mundo melhor para as mulheres é um mundo melhor para todos
Instituto Superior de Ensino
O INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO – ISEMG, é uma Instituição de Ensino Superior devidamente credenciada no MEC, composta por cursos de excelência que atendam as exigências do mercado. Mantenedores jovens empreendedores, além de professores, destacam-se adicionalmente pela preocupação no desenvolvimento do potencial Humano, inovação e eficácia; Corpo docente altamente qualificado com experiências Acadêmicas e de Mercado, criando nos discentes uma visão prática de cada curso.
Fundación Loma Negra
Estamos comprometidos com o desenvolvimento comunitário e local, para o qual focamos nosso maior esforço em potencializar as capacidades dos jovens de 15 a 29 anos, com o objetivo de promover seu desenvolvimento pessoal e profissionais.
http://www.fundacionlomanegra.org.ar/
*O Change for Good agradece Willy Verdaguer pela autorização para usarmos como abertura o delicioso arranjo que fez com o grupo Humahuaca para a consagrada Alegria Alegria de Caetano Veloso e aproveita para agradecer e se desculpar por ter tomado emprestado, sem sequer pedir licença, as músicas Maria Maria, de Milton Nascimento, e Revolution, do The Beatles, para fechar este episódio.
Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Essa iniciativa contribui para o alcance de:
- ODS 1 - Erradicação da Pobreza: que visa Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
- ODS 10 - Redução de desigualdades: que visa Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles