Um mundo melhor precisa de igualdade de gênero.
Um mundo melhor precisa de igualdade de gênero.
Um mundo melhor precisa de igualdade de gênero
Episódio #02 – Podcast 2030
Por Renata Brunetti
Apaixonada por moda, Renatinha Rizzi ressignificou o momento mais difícil e sofrido da sua vida através das cores, tecidos e do empreendedorismo social ao fundar, no fim de 2017, a Utopiar, uma marca de moda feminina que capacita mulheres em situações de risco. “Quando pensamos nas mulheres que sofrem violência, elas recebem isso das pessoas da própria família, pessoas nas quais elas deveriam confiar, que deveriam cuidar e amar delas. Muitas vezes violências diárias. E elas não têm pra quem pedir ajuda”, afirma Renatinha numa conversa muito delicada e profunda que eu tive com ela para o 2030, podcast do Change for Good. (Nos conhecemos há algum tempo e temos muito carinho uma pela outra, por isso falo Renatinha!)
Ela me contou que, pensando em todas essas questões, decidiu interromper sua carreira no mundo corporativo e mergulhar nos estudos sobre empreendedorismo, violências de gênero e gestão de negócios. “O ODS 5 motivou a Utopiar a existir, pois a violência é a manifestação da desigualdade de gênero”, diz, referindo-se ao quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecido pela ONU com as metas necessárias para entre outras coisas empoderar todas as mulheres e meninas.
Em parceria com a Associação Fala Mulher, a Utopiar trabalha com o resgate da autoestima e na geração de renda dessas mulheres, para que elas consigam quebrar esse ciclo de violência que, de uma certa forma, acaba sendo transmitido entre as gerações. “Percebemos que, de forma geral, as mulheres e os agressores cresceram em casas com violência doméstica, não necessariamente só físicas. As crianças vão naturalizando (essas situações) e quando se tornam adultas, reproduzem”, explica. “Quando a gente ajuda uma mulher romper o ciclo da violência, não é só ela que vai viver em mais segurança, mas seus filhos também.” Em 2019, a Utopiar foi um dos 22 negócios sociais do mundo acelerados pela Yunus&Youth e, desde sua criação, a empresa já capacitou mais de 41 mulheres e já gerou mais de R$ 33 mil para elas (dados de abril de 2020). Acompanho a Utopiar de perto e é muito bonito ver como é possível aliar negócios e responsabilidade social numa mesma ideia.
Dicas da Renata Rizzi
- Curtir as cores, a lua, o sol, a natureza. Pisar na grama e na areia, gastar energia no mar, fazer trilhas. Estar do lado de fora.
- Ler. Indicações de leitura:
Diário de Anne Frank, de Anne Frank
Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração, de Viktor E. Frankl
Comece algo que faça a diferença, de Blake Mycoskie, fundador da marca de sapatos Toms
Livros da escritora feminista nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie
Mulheres que correm com os lobos, de Clarissa Pinkola Estés
- Todas as músicas dos Beatles
- Epitáfio, música dos Titãs
- Fazer trabalho voluntário
Organização citada
- Utopiar
Marca de moda feminina que capacita mulheres em situações de risco.
https://www.utopiar.com.br/
- Associação Fala Mulher
https://associacaofalamulher.wixsite.com/associacaofalamulher
Missão: Atuar na defesa e garantia dos direitos humanos, através de ações socioassistenciais.
- ODS 5 da ONU – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas é uma das metas do ODS 5. Saiba mais link.
Como construir um mundo melhor?
“Cada um pode encontrar algo no seu espaço de vida, na sua rotina, para contribuir com alguma ODS. Não precisa criar uma Utopiar para isso. A gente precisa acelerar a chegada aos objetivos. Precisamos fazer por todos e todas nós. Precisamos nos unir. A colaboração, mais do que nunca, é essencial.”
“A violência é a manifestação da desigualdade de gênero, da desigualdade de poder entre os gêneros. Se nos percebêssemos iguais, não seria assim. Essa desigualdade permeia vários ambientes. O ODS 5 já prevê igualdade nas ruas, dentro de casa, no trabalho, pois a desigualdade é individual e estrutural”, afirma.
Sobre Renata Rizzi
Renata Rizzi nasceu e cresceu em São Paulo, mas sempre gostou de viajar. Adora estar do lado de fora, tomar sol, pisar na grama, na areia e entrar no mar. É a mais velha de três irmãs, namora e sonha em ter filhos – enquanto isso, vai treinando com os dos outros. Adora ler. A preferência é por autobiografias, mas recentemente resgatou o gosto por literatura e gostaria de voltar a escrever. Se formou em jornalismo, mas tomou gosto pelo marketing e adoraria saber desenhar. Não é muito boa, mas gosta de cozinhar e, apesar de ser terrível, adora cantar. Estudou negócios e gestão no Brasil e no exterior e, quando alcançou o objetivo de tocar o marketing de uma grande marca de moda na América Latina, sentiu que não era bem por aí. Reescreveu sua história ao ressignificar o pior dia de sua vida e encontrou sentido em tudo isso. Essa mistura toda resultou na Utopiar, um negócio social que, a partir da moda, apoia mulheres que estão ressignificando suas histórias de violência doméstica. Em 2019, a Utopiar foi um dos 22 negócios sociais do mundo acelerados pela Yunus & Youth 2019 e entre erros e acertos segue crescendo. ganhou uma sócia, a Natália, que toca a parte financeira e duas mulheres incríveis entraram para o time: a Ana, que cuida do marketing digital e a Amanda, que é responsável por produto.
*O Change for Good agradece Willy Verdaguer pela autorização para usarmos como abertura o delicioso arranjo que fez com o grupo Humahuaca para a consagrada Alegria Alegria de Caetano Veloso e aproveita para agradecer e se desculpar por ter tomado emprestado, sem sequer pedir licença, a música “Epitáfio”, dos Titãs, para fechar este episódio.
Sobre
2030 é o mais novo projeto do Change For Good, onde recebemos convidados mais que especiais que nos mostram que não só é possível mudar o mundo, mas que isso já está acontecendo. Tudo que discutimos aqui se baseia dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030. Bem-vindos, e vamos juntos mudar o mundo!
Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Essa iniciativa contribui para o alcance de:
- ODS 5 - Igualdade de Gênero: que visa Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.