Tecidos – Bambu
A cultura do bambu exige pouca água e nenhum pesticida.
Os processos usados para transformá-lo em tecido variam no aspecto da sustentabilidade.
A maior parte do tecido de bambu do mercado é cultivado e processado na China usando o processo de viscose. Há duas questões que precisam ser abordadas: garantir que o bambu seja cultivado de maneira sustentável e evitar a liberação de produtos químicos prejudiciais usados na produção nos cursos d’água.
Ou seja, o tecido de bambu tem muito potencial como opção ecológica, sendo uma boa escolha desde que a marca seja transparente quanto ao cultivo e processamento.
Checar na etiqueta: Monocel®️, um tecido de bambu feito com o processo de liocel e desenvolvido pela empresa norueguesa Nånkåtån. É produzido a partir de bambu, que é cultivado de acordo com os padrões do FSC, que apoia o manejo florestal responsável. Durante o processo de fabricação, usam um sistema de ciclo fechado eficiente em energia e água para reciclar os produtos químicos não tóxicos usados para produzir a fibra Monocel, um processo semelhante ao usado pela Lenzing para produzir TENCEL®. Este processo contribui para reduzir a pegada de carbono e água.
Fonte: Good On You
Imagens: Google